QUESTÃO 01 - Banca: IA - Órgão: Aquele que Você Deseja - Cargo: Policial
Em uma praia movimentada, uma criança começa a se afogar. Estavam por perto:
Carlos, bombeiro militar de serviço, equipado e em boas condições físicas.
Roberto, surfista experiente, com prancha e condições físicas de prestar socorro.
Ana, banhista comum, que não sabe nadar.
Nenhum dos três prestou socorro. Minutos depois, a criança foi resgatada por terceiros, mas faleceu devido ao tempo submersa.
Com base na teoria da omissão penal e no Código Penal, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 02 - Banca: INSTITUTO AOCP - Ano: 2020 - Órgão: Prefeitura de Novo Hamburgo - RS - Cargo: Guarda Municipal
A omissão, prevista no Código Penal Brasileiro, é penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe àquele que
CURSO GRATUITO APROVAÇÃO
Carreiras Policiais
Conheça uma metodologia que te fará ser aprovador em QUALQUER concurso da área policial com um ano de estudo!
QUESTÃO 03 - Banca: IBADE - Ano: 2023 - Órgão: SEJUS-ES - Cargo: Inspetor Penitenciário
“..., por ser o Estado o guardião da legalidade, ao deparar com algum vício de legitimidade, seja uma ilegalidade expressa, seja um vício de moralidade, ou até mesmo um equívoco de interpretação da lei, não pode a Administração Pública andar de braços dados com a ilegalidade.” (MADEIRA, José Maria Pinheiro. Administração Pública. 13ª ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2023) A afirmação descreve qual princípio da Administração Pública?
QUESTÃO 04 - Banca: FUNCAB - Ano: 2014 - Órgão: PC-RO - Cargo: Agente de Criminalística
Assinale a alternativa correta
QUESTÃO 05 - Banca: FGV - Ano: 2021 - Órgão: PC-RJ - Cargo: Perito Criminal - Engenharia Civil
A respeito do tema consumação e tentativa, é correto afirmar que:
QUESTÃO 06 - Banca: CESPE / CEBRASPE - Ano: 2019 - Órgão: PRF - Cargo: Policial Rodoviário Federal - Curso de Formação - 1ª Prova
Vitor, namorado de Ana, motivado por ciúmes, resolveu matar o ex-namorado dela, Bruno. Adquiriu, ilegalmente, uma arma de fogo para executar o crime e a guardou dentro de um armário em seu quarto. Vitor, então, mandou uma mensagem para Bruno pelo celular de Ana, fingindo ser ela e combinou de se encontrarem no dia seguinte. Bruno, pensando estar conversando com Ana, aceitou o convite. Durante a noite, Vitor desistiu de executar o crime. No dia seguinte, foi ao shopping e lá foi preso, pois Bruno havia descoberto o plano e avisado à polícia.
Acerca dessa situação hipotética, julgue o seguinte item.
A polícia agiu de forma correta ao prender Vitor, que responderá por tentativa de homicídio.
QUESTÃO 07 - Banca: COPS-UEL - Ano: 2018 - Órgão: PC-PR - Cargo: Escrivão de Polícia
A respeito das causas excludentes de ilicitude, assinale a alternativa correta.
QUESTÃO 08 - Banca: CESPE / CEBRASPE - Ano: 2018 - Órgão: PC-SE - Cargo: Delegado de Polícia
Em um clube social, Paula, maior e capaz, provocou e humilhou injustamente Carlos, também maior e capaz, na frente de amigos. Envergonhado e com muita raiva, Carlos foi à sua residência e, sem o consentimento de seu pai, pegou um revólver pertencente à corporação policial de que seu pai faz parte. Voltando ao clube depois de quarenta minutos, armado com o revólver, sob a influência de emoção extrema e na frente dos amigos, Carlos fez disparos da arma contra a cabeça de Paula, que faleceu no local antes mesmo de ser socorrida.
Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item.
Carlos agiu sob o pálio da legítima defesa putativa.
QUESTÃO 09 - Banca: FGV - Ano: 2022 - Órgão: SEAD-AP - Cargo: Auxiliar Técnico Pericial - Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia
Maria e Júlia são integrantes do Circo “Seja Feliz” e trabalham juntas na apresentação de arremesso de facas. Um dia, durante o treinamento que sempre faziam juntas, iniciou-se uma discussão entre elas por ciúmes do dono do circo, Astolfo, que, na verdade, sempre preferiu Maria em seu espetáculo.
Durante a discussão, Maria percebeu que Júlia, completamente descontrolada, colocou a mão no bolso. Maria pensou que Júlia iria arremessar uma faca em sua direção. Ato contínuo, pensando estar em defesa de sua vida, Maria arremessou e atingiu Júlia com uma faca, causando-lhe lesões. Após, constatou-se que Júlia tinha apenas um lenço em seu bolso e iria utilizá-lo para enxugar suas lágrimas.
Nessa hipótese, é correto afirmar que Maria agiu em: