
QUESTÃO 01 - Banca: IDECAN - Ano: 2024 - Órgão: SAP-CE - Cargo: Policial Penal
Considerando a carta penal brasileira, a imputabilidade penal está topograficamente ligada aos conceitos de CULPABILIDADE. Dessa forma, assinale a alternativa correta.
QUESTÃO 02 - Banca: CEBRASPE/CESPE - Ano: 2022 - Órgão: Polícia Civil RO - Cargo: Agente
Em relação às excludentes de ilicitude, assinale a opção correta.
🔗 Quer saber mais? Clique aqui para aprofundar o tema da legítima defesa.
QUESTÃO 03 - Banca: FGV - Ano: 2015 - Órgão: TCM-SP - Cargo: Agente de Fiscalização - Ciências Jurídicas
Enunciado:
Dois prefeitos de cidades vizinhas, Ricardo e Bruno, encontram-se em um bar, após uma reunião cansativa de negócios. Ricardo bebia doses de whisky e, mesmo não sendo essa sua intenção, acabou ficando embriagado. Enquanto isso, Bruno bebia apenas refrigerante, mas foi colocado em seu copo um comprimido de substância psicotrópica por um eleitor de sua cidade, que também o deixou completamente embriagado. Após, ainda alterados, cada um volta para a sede de sua prefeitura e apropriam-se de bens públicos para proveito próprio.
Considerando o fato narrado, é correto afirmar que:
🔗 Quer saber mais? Clique aqui para aprofundar o tema da embriaguez e imputabilidade.
QUESTÃO 04 - Banca: NUCEPE - 2019 - Órgão: Prefeitura de Teresina PI - Cargo: Guarda Municipal
Imagine dois náufragos em alto mar disputando um único colete salva-vidas, após um raio destruir totalmente o barco que utilizavam. Sobre esta situação é CORRETO afirmar que:
🔗 Quer saber mais? Clique aqui para aprofundar o tema do estado de necessidade.
QUESTÃO 05 - Banca: VUNESP - Ano: 2022 - Órgão: Polícia Civil RR - Cargo: Delegado
Mévia e Pietra são amigas e cada uma delas tem um filho, de 4 anos. As crianças estudam na mesma escola e, como Pietra estava doente, permitiu que Mévia levasse seu filho a festa de aniversário de um amiguinho em comum. Logo que chegou, Mévia achou o salão de festas inadequado para crianças de 4 anos e passou a monitorar, de perto, as atividades das crianças. Passado uma hora da festa e, após beber algumas taças de espumante, Mévia esqueceu que tinha levado o filho de Pietra para a festa e, justamente por achar o espaço inadequado, foi embora, com o próprio filho, esquecendo, contudo, a outra criança. A criança, que ficou sozinha, sem a vigilância de quem quer que seja, acabou caindo em um dos brinquedos, vindo a óbito.
Diante da situação hipotética e, delimitando a questão às regras relacionadas à relevância da omissão (art. 13, parágrafo 2º, do CP), assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 06 - Banca: FGV - Ano: 2021 - Órgão: Polícia Civil RN - Cargo: Agente
Cássio, com a intenção de matar Patrício, efetua disparo de arma de fogo em sua direção, que atinge seu braço e o faz cair no chão. Enquanto caminha na direção de Patrício para efetuar novo disparo, Cássio percebe a aproximação de policiais e se evade do local, deixando Patrício apenas com o ferimento no braço.
Considerando os fatos narrados, Cássio deverá responder pelo crime de:
QUESTÃO 07 - Banca: FGV - Ano: 2024 - Órgão: Polícia Civil SC - Cargo: Psicólogo
Com relação ao crime doloso e ao crime culposo, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O agente que deu causa ao resultado por negligência, responderá por culpa, ainda que não haja previsão de crime culposo.
( ) A lei brasileira considera crime doloso quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo.
( ) A imprudência caracteriza o agir culposo, mas a imperícia implica o agir doloso.
As afirmativas são, respectivamente:
QUESTÃO 08 - Banca: INSTITUTO AOCP - Ano: 2022 - Órgão: MPE-MS - Cargo: Promotor de Justiça Substituto
Considerando as excludentes do crime no Direito Penal Brasileiro, é correto afirmar que:
QUESTÃO 09 - Banca: FUMARC - Ano: 2013 - Órgão: Polícia Civil MG - Cargo: Analista
Em qual fase do inter criminis ocorre o arrependimento eficaz do agente?
QUESTÃO 10 - Banca: Instituto Access - 2024 - Órgão: Prefeitura de Cariacica - ES - Cargo: Guarda Municipal
Sem nenhum motivo aparente, Frederico recebeu um soco no rosto e, em virtude disso, sofreu lesão corporal de natureza leve. O autor da agressão foi Tales, primo de Frederico. Tão logo após desferir o soco, Tales saiu andando do local em que ocorreu a agressão; Frederico, por sua vez, lá permaneceu mais alguns minutos, tentando acalmar-se e entender a situação. Todavia, diante do que considerava um absurdo e tomado pela raiva, cerca de dez minutos após os fatos, Frederico saiu em busca de Tales e conseguiu achá-lo na rua, cerca de 200 metros distante do local dos fatos. Nesse momento Frederico chamou o nome de Tales que, ao ser interpelado, virou-se e, tão logo fez esse movimento, recebeu um soco no rosto dado por Frederico; Tales, em virtude disso, também sofreu lesão corporal de natureza leve.
Diante do caso narrado e considerando tão somente as informações descritas, é correto afirmar que Frederico